A tendinopatia patelar ou joelho do saltador caracteriza-se por um processo inflamatório ao nível do tendão patelar (estrutura anatômica localizada na parte anterior do joelho, que liga a patela à tíbia). Apresenta-se clinicamente como um processo doloroso na parte anterior do joelho que piora com o esforço, com o agachamento, na subida ou decida de escadas e nas corridas e saltos. É frequente ocorrer em atletas profissionais ou amadores, tais como corredores de rua, jogadores de futebol, saltadores ou outros desportistas. Pode também ocorrer em pessoas sedentárias. O tratamento primordial constitui-se na fisioterapia, com cinesioterapia, alongamentos, reforço muscular associado ao uso de medicações e mudança dos hábitos de vida e diminuição da intensidade do treino durante o tratamento. Nos casos sem melhora o Tratamento por Ondas de Choque constitui- se como um fortíssimo aliado na resolução do problema, permitindo uma resposta mais acelerada com o retorno mais rápido aos treinos ou atividades habituais do dia-a-dia.
Contato: 98210-3112
Recupere sua qualidade de vida
domingo, 24 de janeiro de 2016
sábado, 23 de janeiro de 2016
Tratamento por ondas de choque na TIBIALGIA ou CANELITE
A Sindrome do estresse medial da tibia, tibialgia ou canelite é observado em grande frequência entre os praticantes de corrida de rua, principalmente aqueles que iniciam essas atividades.
Essa patologia é caracterizada por dor que se inicia frequentemente após a prática de corrida e se apresenta na região anterior da perna (canela), acompanhado de inchaço e algumas vezes vermelhidão.
Normalmente esse problema se resolve com o passar do tempo, mas em alguns casos pode persistir sem melhora.
O diagnóstico é dado por exames de raio X, ressonância magnética e outros.
O tratamento geralmente é clínico. Na crise aguda pode-se utilizar anti-inflamatorios, bolsa de gelo e evitar a corrida até a melhora do quadro.
Nos quadros crônicos se faz a fisioterapia e trabalhos de alongamento e reforço muscular.
O tratamento por ondas de choque se mostra como um grande aliado na resolução desse problema, principalmente nos atletas que não querem esperar muito tempo para voltar aos treinos.
www.nicodemosvaz.com.br
Tratamento por ondas de choque na BURSITE TROCANTERICA
A BURSITE TROCANTERICA constitui- se numa das principais causas de dor no quadril.
A BURSA TROCANTERICA é um tecido sinovial localizado lateralmente ao quadril sobre uma proeminência óssea do fêmur proximal chamada grande trocanter. Essa "bolsa" funciona com um "saco vazio" sobre as proeminências ósseas, facilitando o deslizamento dos tendões e fascias sobre o osso. Na bursite trocanterica essas bolsas ficam espeçadas e inflamadas.
A principal causa é devido movimentos repetitivos ao nível do quadril, tal como subir e descer escadas com muita frequência, esportes de contato ou resistência, traumas etc...
Os principais sintomas são dores na parte lateral do quadril e coxa que piora ao esforço. A dor piora quando pressiona-se o local.
O tratamento geralmente é conservador com medicamentos, fisioterapia, alongamentos associado à repouso relativo e perda de peso. A infiltração intra-lesionar com corticoide tem bons resultados.
O TRATAMENTO POR ONDAS DE CHOQUE tem se mostrado como um fortíssimo aliado no tratamento dessa patologia, associado à fisioterapia com alongamentos e reforço muscular.
FASCITE PLANTAR E O TRATAMENTO POR ONDAS DE CHOQUE
Introdução
A fáscia plantar é uma estrutura anatômica que se origina da parte inferior e medial do calcanhar indo em direção à parte distal dos ossos metatársicos. Tem função de estabilização e de impulsão na marcha.
Fáscia plantar.
A síndrome dolorosa subcalcânea, mais conhecida como fascite plantar ou esporão de calcâneo foi descrita inicialmente em 1912. É uma patologia ortopédica comum e afeta principalmente as mulheres. A fascite plantar também ocorre em atletas, especialmente corredores.
Etiologia
A fascite plantar é a causa mais comum de dor na região plantar do calcanhar. estima-se que uma de cada 10 pessoas experimentam dor na região subcalcânea ao longo da vida.
Uma das explicações para a fascite plantar é devido microtraumas repetitivos subsequentes à forças de tração na marcha. O esporão de calcâneo provavelmente ocorre devido a presença de inflamação crônica na origem da fáscia plantar. observa-se a presença do esporão em torno de 50% das pessoas com fascite plantar, ou seja, nem todos que tem dor no calcanhar tem esporão e nem todos que tem esporão tem dor no calcanhar.
Quadro clínico
O paciente refere dor na parte inferior e interna do calcanhar, que na maioria das vezes é de início incidioso, piorando com o passar dos tempos. Geralmente a dor é maior pela manhã ou após longos períodos de repouso. Às vezes o paciente sente como se fosse uma agulhada debaixo do calcanhar.
Diagnóstico
Normalmente é dado pelo exame físico, Raio X e ultrassonografia. Em casos de suspeita de avulsão da fáscia plantar, principalmente em atletas, solicitamos a Ressonância Magnética. Exames laboratoriais na suspeita de alguma doença reumática.
Raio x mostrando o esporão de calcâneo.
Ressonância Magnética mostrando lesão na fáscia plantar
Tratamento
O tratamento da fascite plantar e esporão de calcâneo na maioria das vezes é conservador através de medicações, fisioterapia, alongamentos, uso de calçados adequados e palmilhas.
O Tratamento por Ondas de Choque atualmente é uma ferramenta médica importantíssima no tratamento dessa patologia porque é um procedimento não invasivo, sem necessidade de internação hospitalar. Evita a necessidade de intervenção cirúrgica em uma gama enorme de pacientes. Chang et al (2012)1, Rompe et al (2007)2, ogden et al. (2002)3 mostraram o Tratamento por Ondas de Choque como boa opção para os casos resistentes aos métodos habituais na fascite plantar.
Aplicação de ondas de choque para fascite plantar
Demonstração da aplicação do Tratamento por Ondas de Choque na Fascite plantar
Aparelho para o Tratamento por Ondas de Choque (Swiss Piezoclast)
A indicação para o tratamento cirúrgico em casos de fascite plantar após a falha do tratamento conservador é um procedimento raro e penoso4. Em suma, deve ser indicado em último caso.
Conclusão
No tratamento da fascite plantar devemos tentar a todo custo o método conservador, com fisioterapia, medicações e uso de palmilhas e calçados adequados. O Tratamento Por Ondas de Choque é indicado na falha dos métodos conservadores com altos índices de sucesso na literatura. A cirurgia é a última escolha, devendo ser ao máximo evitada.
Referências:
1- Chang KV, Chen SY, Chen WS, Tu YK, Chien KL. Comparative effectiveness of focused shock wave therapy of different intensity levels and radial shock wave therapy for treating plantar fsciitis: a systematic review and network meta-analysis. Arch Phys Med Rehabil. 2012; 93(7): 1259-68.
2- Rompe JD, furia J, Weil L, Maffulli N. Shock wave therapy for chronic plantar fasciopathy. Br Med Bull. 2007; 81-82: 183-208.
3- Ogden JA, Alvares RG, Marlow M. Shockwave therapy for chronic proximal plantar fasciitis: a meta-analysis. Foot Ankle Int. 2002; 23(4):301-8
4- Herbert S, Barros Filho TEP., Xavier R., Pardini Jr. AG. Ortopedia e Traumatologia- Princípios e Prática, 4ª ed. 2009; 643
Caso clínico- Tendinite calcárea de ombro
Paciente do sexo masculino, meia idade, apresentando dor em ombros de longa data, sem melhora com medicação e fisioterapia.
Ao exame de ULTRASSONOGRAFIA observou-se a presença de calcificações intra-tendineas no tendão supra-espinhoso.
Optou-se pelo TRATAMENTO POR ONDAS DE CHOQUE, sendo 1 sessão semanal, 2500 ondas por sessão, por 3 semanas.
Resumo: A tendinite calcárea de ombro tem resultados satisfatórios com o TRATAMENTO POR ONDAS DE CHOQUE nos casos sem melhora com os tratamentos habituais, com índice de resposta em torno de 80% de bons resultados.
Agende sua avaliação: 091 98210-3112
visitem meu site: www.nicodemosvaz.com.br
Vantagem dos espaçadores na ação direto ao foco no TRATAMENTO POR ONDASDE CHOQUE
Uma das grandes vantagens do TRATAMENTO POR ONDAS DE CHOQUE é a capacidade da onda acústica chegar direto ao ponto, ou seja, diretamente na área doente. Isso é permitido devido à ação dos espaçadores de silicone. Cada espaçador tem uma distância definida. De modo mais prático, se você tem uma tendinite de ombro com uma profundidade de 20 mm abaixo da pele, utilizamos um espaçador de 20 mm e assim por diante. Resumindo, devido à onda ir direto ao ponto o resultado é muito promissor para o tratamento de tendinites e bursites crônicas, pseudoartrose e outras patologias osteomusculares crônicas.
Contato: 98210-3112
Epicondilite lateral e o Tratamento por Ondas de Choque-Resultados muito animadores.
A epicondilite lateral, também conhecida como cotovelo do tenista, é uma patologia bastante dolorosa que ocorre na região lateral do cotovelo, ao nível de uma estrutura anatômica chamada de epicondilo lateral.
Os sintomas são caracterizados por dor lateral do cotovelo que pode piorar aos esforços. É bem comum ocorrer entre os jogadores de tênis, principalmente na realização dos movimentos incorretos com a raquete. Ocorre também nas pessoas que fazem muito movimento repetitivo, tais como digitadores, escrivães entre outros ( conhecido como LER).
O TRATAMENTO POR ONDAS DE CHOQUE está indicado para aqueles casos sem melhora com a fisioterapia e medicações.
Contatos: 98210-3112
nicodemosvaz@gmail.com
Visitem meu site: www.nicodemosvaz.com.br
Assinar:
Comentários (Atom)







